sábado, 16 de abril de 2011

Um texto de Leonardo Boff

Uma águia nunca voa só. Vive e voa sempre em pares. Importa aqui recordar a lição de um mestre do Espírito. O ser humano-águia é como um anjo que caiu de seu mundo angelical. Ao cair, perdeu uma das asas. Com uma asa só não pode mais voar. Para voar tem de abraçar-se a outro anjo que também caiu e perdeu uma asa. Em sua infelicidade, os anjos caídos mostram-se solidários. Percebem que podem ajudar-se mutuamente. Para isso, devem se abraçar e completar suas asas. E só assim, abraçados e juntos, com a asa de um e de outro, podem voar. Voar alto rumo ao infinito do desejo. Sem solidariedade, sem compaixão e sem sinergia, ninguém recupera as asas da águia ferida que carrega dentro de si. Um fraco mais um fraco não são dois fracos, mas um forte. Porque a união faz a força. Uma asa mais uma asa não são duas asas, mas uma águia inteira que pode voar, ganhar altura e recuperar sua integridade e sua libertação. (BOFF, 1997, p. 105-108)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

IFCE e PRECE: parceria oferece curso de língua portuguesa em Pentecoste

Terá início na manhã deste sábado, 16/04, às 09h00, o curso de Compreensão e Produção de Textos no Centro de Inclusão Digital – CID da comunidade de Boa Vista em Pentecoste. O curso terá carga horária de 60 horas/aula. Seu público alvo são estudantes do ensino médio das escolas públicas de Pentecoste e também estudantes que, mesmo já concluindo o ensino médio, se preparam para o ingresso no ensino superior.
O curso é fruto de uma parceria entre o Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE. As atividades serão coordenadas pelo professor Nonato Furtado (IFCE) e contarão com a colaboração de universitários precistas da Universidade Federal do Ceará – UFC e da Universidade Estadual do Ceará – UECE.  
No cronograma dos trabalhos está a discussão de estratégias de leitura, compreensão textual em seus diversos níveis, produção e refacção textual, estratégia de produção de gêneros textuais, reflexões sobre a linguagem (funções da linguagem, figuras de estilo, linguagem verbal e não verbal, dentre outros).

Grupo de Comunicação do PRECE

Fonte: http://nonatofurtado.blogspot.com/